Filmes que (talvez) você não sabia que são baseados em fatos reais

Filmes que (talvez) você não sabia que são baseados em fatos reais

Semana passada assisti Até o Último Homem, um fantástico filme que vou falar em breve aqui no PlayStorm. O filme é baseado na história real de Desmond Doss (interpretado por Andrew Garfield) que, mesmo recusando a pegar em armas e a matar, por motivos pessoais e religiosos, se alistou no Exército durante a Segunda Guerra Mundial e salvou sozinho algo entre 50 e 100 soldados feridos, deixados para trás no alto de um penhasco quando a companhia bateu em retirada.

Então decidi listar alguns filmes que talvez você não sabia que foram baseados em fatos reais:

O Grande Dragão Branco

O soldado americano Frank Dux (Jean-Claude Van Damme) vai a Hong Kong para ser aceito no Kumite, uma competição de artes marciais altamente secreta e extremamente violenta. Enquanto tenta ganhar acesso ao mundo subterrâneo dos combatentes clandestinos, ele também tem que fugir dos oficiais militares que o consideram um desertor. Depois de suportar um treinamento difícil, é dada a Frank a oportunidade de lutar.

O que talvez você não sabia é que o verdadeiro Frank Dux co-escreveu e coreografou o filme e sua vida serviu de inspiração para a história. Porém, as reivindicações de ser o criador de um estilo de luta e a sua experiência militar, foram contestadas, inclusive a informação que ele lutou no Kumite. De acordo com o jornal Los Angeles Times, a organização que supostamente organizou o Kumite, tinha o mesmo endereço da casa de Dux, e o troféu que ele afirma ter ganhado foi comprado por ele em uma loja local.

O Exorcismo de Emily Rose

O reverendo Moore é processado por homicídio culposo de uma menina que pensavam estar possuída por demônios. O promotor público Ethan Thomas afirma que a jovem mulher, Emily, sofria de esquizofrenia e deveria ter sido clinicamente diagnosticada. Enquanto isso, a advogada de defesa Erin Bruner argumenta que a condição de Emily não pode ser explicada somente pela ciência.

O que talvez você não sabia é que o filme foi baseado na história de Anneliese Michel, uma jovem alemã de família católica que acreditava ter sido possuída por uma legião de demônios, tendo sido submetida a uma intensa série de sessões de exorcismos pelos padres Ernest Alt e Arnold Renz em 1975 e 1976.

A jovem sofria de graves distúrbios psiquiátricos desde os 16 anos, até sua morte aos 23 anos. Depois de vários anos de tratamento psiquiátrico ineficaz, ela solicitou um exorcismo. Porém, Anneliese morreu de desnutrição e desidratação de quase um ano de semi-inanição, enquanto os rituais de exorcismo eram realizados.

Tanto os padres quantos os pais de Anneliese foram condenados por homicídios negligente pois renunciaram ao tratamento médico.

Como se fosse a primeira vez

Henry Roth (Adam Sandler) é um veterinário paquerador, que vive no Havaí e é famoso pelo grande número de turistas que conquista. Seu novo alvo é Lucy Whitmore (Drew Barrymore), que mora no local e por quem Henry se apaixona perdidamente. Porém há um problema: Lucy sofre de falta de memória de curto prazo. Com isso Henry é obrigado a conquistá-la, dia após dia, para ficar ao seu lado.

O que talvez você não saiba é que o filme foi baseado na história de Michelle Phillpots. Todos os dias de sua vida, ela dá de cara com um homem que tenta convencê-la que eles são casados e que vivem felizes em Londres.

Quando ela expressa dúvida, ele pega uma foto do álbum de casamento e mostra para ela. Esse é o único jeito de Michelle aceitar conversar com seu marido. Michelle, de 47 anos, ficou assim após sofrer ferimentos no cérebro em 2 acidentes. Ela consegue se lembrar de tudo o que aconteceu até o ano de 1994, mas desde então, tudo o que acontece em um dia, é esquecido no próximo.

Assim como no filme, seu marido Ian a pediu em casamento. A diferença é que eles já se conheciam antes do acidente.

Invocação do Mal

No ano de 1971, uma família da pequena cidade de Harrisville, os Perron, muda-se para uma grande fazenda. Ao chegar lá, a família passa a sofrer nas mãos de espíritos malignos presentes no local. Desesperados para manter suas cinco filhas seguras, Carolyn Perron (Lili Taylor) e seu marido Roger Perron (Ron Livingston) contratam o casal de investigadores paranormais profissionais Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga). Porém, eles não esperavam encontrar uma entidade demoníaca poderosa, que se tornaria o maior desafio da história de suas carreiras.

O que talvez você não saiba é que o roteiro do filme foi baseado nos arquivos pessoais dos Warren. Além disso, informações que a própria Carolyn Perron forneceu foram utilizados pelos produtores. Lorraine Warren também atuou como consultora durante as filmagens e apareceu no set para oferecer orientação durante as gravações.

Infelizmente, a verdadeira história da assombração da família Perron terminou de forma diferente da retratada no filme. Na verdade, os Warren não tiveram sucesso ao tentar libertar a família Perron de seu tormento. Carolyn Perron lembrou da “terrível noite” e explicou que, apesar das intenções dos Warren serem boas, eles perceberam que as coisas pioraram em torno deles. Como a situação ficou fora de controle, Roger Perron exigiu que os Warren deixassem o local imediatamente.

Compartilhe!

Saulo Martins

Saulo Martins

Pai, Designer e Gamer. Vai escrevendo sua opinião sobre as coisas enquanto arruma um tempo para ler alguns livros e jogar League of Legends.