League of Legends: O guia do iniciante (Temporada 8)

O formato clássico dos MOBAs, gênero do qual League of Legends faz parte, obedece um princípio comum: Um mapa (arena) com, normalmente, três linhas principais onde os jogadores infligem suas ações ofensivas contra o inimigo, tropas automáticas (minions) que percorrem todo o cenário e ajudam no avanço do time e a base inimiga – o objetivo final da partida.

O time que invade a fortaleza do adversário e destrói suas construções é o vencedor da partida. É óbvio que as arenas variam de jogo pra jogo, mas o modo clássico (três linhas + tropas / minions + base) é quase onipresente nos representantes do gênero.

League of Legends hoje é o jogo mais popular do gênero. Normalmente, é dito que LoL é um jogo mais descomplicado em relação aos seus concorrentes. O tutorial também é melhor elaborado e as microtransações são empregadas de maneira eficaz e viciante no game. Mas você não precisa gastar dinheiro se não quiser. League of Legends é free to play e os pontos de experiência podem ser usados como moeda dentro do game.

O início em League of Legends

Jogar LoL de cara não é nada fácil. Se ninguém te der o caminho das pedras, é muito difícil aprender “sozinho”. Você precisa saber como ganhar ouro, que itens comprar, que campeão (personagem) escolher, como atacar, se posicionar, quais são as habilidades do seu campeão, como combater o inimigo. Tudo isso pode ser confuso e o melhor que se tem a fazer é pegar as principais informações de forma “mastigada”.

Mecânica de jogo

Lane (Rota)

League of Legends: O guia do iniciante - Temporada 7

É importante saber que a escolha da lane (rota pela qual você vai começar e priorizar seu jogo) é um fator determinante e precisa ser respeitado. No começo do jogo, você deve escolher entre jogar na linha superior (top), do meio (mid) e inferior (bot). Para os mais avançados, existe o modo de jogo jungle (selva) onde você vai circular entre as três lanes com o intuito de auxiliar os seus coleguinhas de jogo.

A Torre

League of Legends: O guia do iniciante - Temporada 7

 

A torre é uma peça importante em toda arena MOBA que se preze. Ela dá visibilidade da área onde está localizada e atira automaticamente nos inimigos (sejam tropas ou oponentes) que estiverem dentro de seu raio de ação. Um detalhe importante: você só vai ser atingido pela torre inimiga se estiver sem a companhia de nenhuma tropa ou se atacar um campeão adversário na área de ação da mesma. Sempre que puder, ataque a torre. Uma torre inimiga que cai representa um ganho de espaço e avanço de sua lane. Mas cuidado para não ser atingido por ela. Um golpe da torre é sempre doloroso e causa muito dano.

Inibidores

League of Legends: O guia do iniciante - Temporada 7

Inibidores são construções localizadas na base inimiga. Eles não atiram, mas só podem ser destruídos depois que a torre que o antecede cair. Um inibidor destruído significa que seu time passará a gerar supertropas. A diferença da tropa e da supertropa é apenas uma: o seu poder de destruição é maior. Na fase final do jogo, é um fator determinante para a vitória.

O Nexus

É o objetivo final do jogo. O Nexus, defendido por duas torres, é a última estrutura do jogo.

“Last hit”

Você vai precisar comprar itens para melhorar o seu campeão ao longo da partida. Pois bem, existem diversas formas de se fazer isso em League of Legends. Você pode ganhar dinheiro matando oponentes, destruindo torres e inibidores, aniquilando os personagens não jogáveis (monstros neutros) espalhados pelo mapa. Contudo, o método primordial é o “farm”. Você ganha dinheiro farmando. E que raios é isso?

Farmar nada mais é do que matar as tropas (minions) inimigas. Essas tropas estão presentes ao longo de toda a partida. Elas não são controladas por ninguém; nascem automaticamente nas bases e se movimentam pelas lanes. Matar minions dá ouro, mas um detalhe é importantíssimo nesse processo: você só vai ganhar ouro se você der o golpe derradeiro no minion. Não adianta tirar 90% da vida dele se uma tropa aliada ou um colega de jogo der o tiro fatal. Você vai perder seu ouro. Por isso, tenha em mente uma coisa: deixe a tropa cuidar dos minions inimigos e só se preocupe com o último e derradeiro golpe.

Escolhendo um campeão

Escolher um campeão aparentemente não é uma tarefa difícil, afinal de contas basta selecionar um dos “bonecos” e jogar. Mas é aí que você se engana. Cada campeão possui um papel distinto no jogo. Esses papéis são melhor desempenhados se o jogador escolher o campeão correto para a lane correta. Além disso, cada campeão e função exigem maior ou menor grau de dificuldade no jogo, o que pode ser um empecilho para iniciantes.

A cada semana, você pode testar gratuitamente uma gama de personagens. Nossa dica é: teste os personagens até encontrar um com o qual você sinta que jogou bem. Esse é o primeiro sinal de que as coisas vão melhorar. Além disso, saiba qual função seu personagem desempenha e para qual lane tal função é mais adequada (veja dicas para ajudar na escolha).

Dica

Comece a jogar como suporte. Via de regra, os suportes jogam na bot lane e tem a função primaria de ajudar o companheiro de lane (geralmente um AD Carry, campeão responsável por infringir mais danos no time adversário mas que tem pouca vida) com vida, mana, velocidade e proteção. Além disso, ele compartilha com o time a responsabilidade de colocar sentinelas ao longo de pontos estratégicos do mapa.

Mas por que suporte? O motivo é bastante simples: no começo, você sabe muito pouco da malícia do jogo. Você conhece poucos campeões, não sabe como matar e como se posicionar e muitas vezes nem pra onde fugir. Deste modo, nada melhor que escolher um campeão que possa fornecer a você a chance de ajudar o time ao invés de atrapalhar (morrendo mais que piolho em cabeça raspada).

Nossa dica é você escolher Sona para começar, pois suas skills são úteis e fáceis de usar. Você vai poder fornecer vida aos seus colegas (e a você mesmo), velocidade e causar algum dano. Além disso, o “ult” dela causa dano e stun (atordoamento) ao campeão inimigo. Mas tenha em mente que ela é uma campeã muito frágil, que de certa forma te ajudará a aprender a se posicionar para evitar tomar dano desnecessário.

Uma dica importante

Você sabia que Garen e Tristana são dois campeões que podem ser adquiridos gratuitamente?

Para adquirir o campeão Garen, siga as instruções abaixo:

Garen de graça!

Você também pode clicar aqui e ler mais detalhes.

Para adquirir a Tristana, o procedimento é igualmente simples. Vá até a página oficial “League of Legends – Brasil”, no facebook (aqui) e siga as instruções da página.

São dois campeões que podem ser um bom começo pra quem quer focar seu aprendizado em um personagem fixo.

E agora, o que eu compro – itens e builds

Ok, agora você já sabe com quem jogar. Escolhe o campeão, entra na partida e se depara com uma infinidade de itens pra compra que você mal sabe pra que servem. A página de talentos é uma infinidade de coisas. Runas então, nem se fale.

A verdade é que você precisa de um norte nessa hora, não tem jeito. No chutômetro, você não vai a lugar nenhum. Para isso, recomendamos fortemente que você acesse o site champion.gg e faça a busca selecionando o campeão desejado.

Um exemplo de build e itens para iniciar a partida (para a campeã Sona):

Os guias (como em www.mobafire.com e www.probuilds.net – em inglês) e builds são o norte que você tanto precisa. Além de dicas de quais habilidade você deve maximizar primeiro com aquele campeão, você vai ter acesso a uma lista de itens recomendados para o personagem e que runas utilizar. Para o iniciante do LoL, esse tipo de conhecimento é indispensável.

Tudo bem, mas toda vez que for jogar eu preciso consultar o site? Não, seu noob. Basta que você entre no LoL e, dentro do seu perfil de invocador, entre na página de talentos e runas (para distribui-los conforme recomendado). Veja como funciona o novo cliente abaixo:

Runas Reforjadas

A pré-temporada chegou e com ela, muitas mudanças. A mais impactante, sem sombra de dúvidas, foi a feita em cima das runas e talentos. E sabemos, a grande maioria dos players está completamente perdido sobre como fazer uma boa página de runa para seu campeão favorito. Preparamos uma matéria especial sobre o assunto. (Acesse, clicando aqui)

Um pouco de estratégias para iniciantes de League of Legends

Não é porque somos iniciantes que podemos nos dar ao luxo de desconhecer os princípios estratégicos básicos de League of Legends. Veja o compilado abaixo:

Sobre as Lanes

  • Top: Normalmente ocupada por jogadores com bastante vida, resistência física e mágica, e que podem causam bastante dano. O foco inicial deve ser um farm competente para aquisição de itens. Normalmente são os jogadores que iniciam as team fights.
  • Mid: É onde acontecem a maior parte dos confrontos no jogo. Geralmente quem passeia por ali são os assassinos e magos. O uso das sentinelas é importantíssimo.
  • Bot: Via de regra, sempre vão dois no Bot, Suporte e ADCarry. O farm é importantíssimo pro ADC e ele tem que ser o cara do time que todo mundo sabe que será eficiente em matar.
  • Selva: Caçador, responsável pela selva, é o jogador que não ocupa uma linha essencialmente, mas se movimenta por todos os lugares do jogo. Sentinelas são importantíssimas também, além de evitar que os inimigos se utilizem dos buffs (barão, dragão e outros) do jogo.

Sobre os Buffs

Os buffs são personagens não jogáveis no mapa que, ao serem eliminados, garantem ao time ou a quem o matou vantagens em ouro, vida, mana ou poder de habilidade.

Baron Nashor

É o principal e mais difícil buff de League of Legends. Eliminar o Baron vai garantir ao time poder de habilidade, poder de ataque, aumento de regeneração de vida e de mana. Garante também experiência e gold pra geral.

Azul e Vermelho

O bônus azul garante regeneração de mana e diminuição de tempo de recarga ao campeão que matar o monstro, enquanto o bônus vermelho garante maior dano físico ao campeão, ideal para caçadores aumentarem seu poder de fogo.

Dragões

League of Legends: O guia do iniciante - Temporada 7

Cada dragão age de uma forma diferente e concede efeitos diferentes, podendo nascer 2 tipos do mesmo dragão por partidas, sendo o Dragão Ancião, o último a nascer:

Dragão do Fogo

Ataca em velocidade normal e em área intercalando entre todos os atacantes.
Efeito: Aumenta do Dano de Ataque e Poder de Habilidade de todo time.

Dragão da Água

Ataca lentamente, seus ataques te deixam lento.
Efeito: Se você não receber dano de campeões recentemente, você regenera certa porcentagem da sua vida e mana removida por segundo.

Dragão da Terra

Ataca igual o de fogo porém mais lentamente, ele tem mais vida mais armadura e mais resistência mágica.
Efeito: Você causa mais dano como dano verdadeiro em monstros Épicos (Dragão, Barão e Arauto) e a Torres

Dragão do Ar

Seus ataques atingem somente um alvo porém ele ataca muito mais rápido e se movimenta mais rápido comparado com os outros dragões
Efeito: Você ganha velocidade de movimento fora de combate

Dragão Ancião

Renasce a cada 10 minutos
Ele concede a Marca do Dragão Ancião ao ser abatido por 90 segundos

Marca do Dragão Ancião
Sempre que você causar dano a qualquer coisa exceto torres você vai causar mais dano adicional por marca de cada dragão elemental como dano verdadeiro ao longo de 3 segundos

A marca também melhora os efeitos:
Fogo, Terra e Ar: Aumenta os efeitos em 50%
Água: Cura e Regeneração de mana aumentada para 15%

Arauto do Vale

League of Legends: O guia do iniciante - Temporada 7

Quando o Arauto do Vale é derrotado e volta para o Vazio. Com isso, ele entrega o Olho do Arauto, um efeito que fica em seu inventário por alguns minutos. Ao usar o Olho você conjura o Arauto de volta para a batalha. Mas agora ele está no seu time e  vai direto para a rota mais próxima como uma força avassaladora de estruturas até ser derrotado pelo time inimigo.

Existem outros buffs espalhados no mapa. Para uma visão detalhada do assunto, consulte o guia oficial de League of Legends, clicando aqui.

Sobre as sentinelas

Sentinelas (wards) são itens que são carregados por seu campeão e que servem para dar maior visibilidade no mapa e prever a chegada e emboscada de inimigos. Elas também servem para teleporte no caso de campeões que optam por começar com esta habilidade.

Jogue contra um time que usa as sentinelas de forma adequada pra ver o que é um Alemanha X Brasil.

Existem vários tipos de sentinela e lugares onde elas devem ser posicionadas (veja as figuras abaixo):

ward2

ward1

Sempre pense no jogo com as wards, elas vão ajudar bastante o time a dominar as ações ofensivas durante o prélio. Consulte informações detalhadas sobre o assunto clicando aqui (em inglês).

Links úteis

Guia oficial para iniciantes do League of Legends. Leia aqui.

Glossário de termos. Consulte aqui.

Matéria do Techtudo utilizada como consulta para este post: Entenda as funções de cada membro de um time. Clique aqui para ler.

Seja nosso padrinho/madrinha!

Nós sempre fizemos (e sempre faremos) tudo isso por uma única razão: a gente adora isso!

Até hoje, sempre bancamos tudo do nosso próprio bolso: hospedagens, jogos, equipamentos, materiais, divulgação. E mesmo com nossos trabalhos, nossa dedicação e paixão ao PlayStorm fez com que a gente conquistasse um público muito bacana.

E você pode ajudar a gente a manter tudo isso funcionando! Torne-se nosso padrinho ou madrinha! <3

Já ouviu o StormCast hoje?

Se inscreva em nosso canal!

Curta nossa fanpage

Últimos Posts
Good Omens | Crítica
  • 29 de novembro de 2019
Ford vs Ferrari | Crítica
  • 28 de novembro de 2019
Capitã Marvel | Crítica
  • 10 de março de 2019
FIFA 19 | Draft FUT Online
  • 30 de novembro de 2018
Red Dead Redemption 2 – O melhor jogo da minha vida
Login
Loading...
Sign Up

New membership are not allowed.

Loading...