A origem dos Defensores – PlaystormPlaystorm

A origem dos Defensores

A reunião dos super heróis Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro na série da Marvel e Netflix está cada vez mais próxima! Enquanto o céu se abre para ameaças cósmicas enfrentadas pelos Vingadores, alguns heróis precisam manter os pés no chão e enfrentar inimigos que moram ao seu lado…

Mas falarei sobre a série daqui alguns meses, que tem sua estreia agendada para agosto. Dessa vez, vou falar sobre a origem do grupo na história em quadrinhos!

Os Defensores é um grupo de super heróis da Marvel Comics, fundado por Doutor Estranho, Hulk, Namor e o Surfista Prateado para combater ameaças cósmicas e interdimensionais, bem diferente do que será mostrado na futura série, e foi lançado no EUA em dezembro de 1971, como um projeto de um redator da Marvel chamado Roy Thomas para dar continuidade às histórias de dois personagens importantes do Universo Marvel, Doutor Estranho e Surfista Prateado, que haviam perdido suas revistas próprias. Procurando garantir as vendas, juntou-os a Namor e ao Incrível Hulk, um dos personagens Marvel de maior sucesso na época.

Da esquerda para direita: Felina, Falcão Noturno, Clea, Dr. Estranho, Hulk, Namor, Surfista Prateado, Valkíria, Gárgula e Mata-demônios

Um dos destaques de Os Defensores é o fato dele ser comumente formado por alianças temporárias. Por isso, um grande número de super heróis fizeram pequenas participações no grupo, como Homem Aranha, Pantera Negra e Gavião Arqueiro. Além disso, muitos heróis não são afeiçoados à seus companheiros, o que torna a aliança ainda mais frágil.

Atualmente, Os Defensores nas histórias em quadrinhos é formado por Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro, seguindo o sucesso das séries produzidas pela Marvel e Netflix.

A equipe original

Dr. Estranho

O mago supremo teve a sua origem após um acidente de carro. Antes disso, Stephen Strange era um bem sucedido neurocirurgião, porém muito arrogante. As conseqüências desse acidente levaram-no a não poder mais operar, pois a lesão em alguns nervos das mãos o impediram para sempre de segurar com firmeza um bisturi. Mesmo assim tentou de tudo para se curar, mas ficou arrasado psicologicamente quando não conseguiu e tornou-se um alcoólatra.

Certo dia, Strange ouviu falar de um sábio que vivia no Tibete, conhecido pelo nome de Ancião, um velho místico que o abrigou. Após algum tempo vivendo sob os ensinamentos do Ancião e sensibilizado com sua caridade, o cirurgião procurou ajudá-lo contra seu discípulo, o Barão Mordo, que desejava matá-lo. Desesperado, o médico pediu ao místico que o ensinasse nas artes místicas para que pudesse salvá-lo. Penetrando na alma do médico, o mestre viu nela um grande poder e um grande potencial para realizar o bem. Dessa forma o Ancião fez de Strange seu discípulo e ensinou-lhe todos os segredos da magia.

De volta a Nova York, o ex-médico assumiu o nome de Dr. Estranho e passou a usar suas habilidades para o bem, se estabelecendo em uma enorme mansão que denominou de Santuário, passando a defender o mundo de toda e qualquer ameaça mística.

Hulk

A história do Hulk começa quando o físico nuclear Bruce Banner vai testar sua Bomba Gama para o Exército. Quando um jovem desavisado, Rick Jones, entra na área de testes, o bom doutor corre em sua direção para salvá-lo. Banner joga o garoto numa vala, mas é atingido pela explosão gama. Milagrosamente, sobrevive aparentemente ileso. Mais tarde, naquela noite, a radiação o transforma em criatura imensa e violenta.

Namor

Suas origens estão relacionadas à lendária Atlântida. Namor é filho da princesa Fen — herdeira direta do trono de Atlântida, e filha do Imperador Thakorr — e de Leonard McKenzie, um humano. A espécie humanóide da qual Namor pertence é chamada de Homo Mermanus. Como características principais, têm a capacidade de respiração submarina, força sobre-humana, velocidade, agilidade e voo.

A mãe de Namor subiu à superfície para investigar explosões que ocorriam à capital de Atlântida. Nesse ínterim, conheceu o capitão McKenzie e se apaixonaram. Após o affair, ela voltou ao trono grávida. Na Atlântida, nasceu Namor.

Quando começou a Segunda Guerra, no entanto, combates entre navios causaram novos estragos em Atlântida e Namor foi enviado pelo imperador para se vingar. O herdeiro do mar começa sua vingança em Manhattan, onde acaba enfrentando o Tocha Humana original. Até que uma agente especial do exército chamada Betty Dean é enviada para capturá-lo. Ele fica admirado com a coragem da moça, da qual se torna amigo e, eventualmente, amante. Namor é então convencido de que os vilões de verdade são os nazistas e se une ao Tocha, Capitão América e a outros heróis da época na luta contra Hitler.

Surfista Prateado

O Surfista Prateado surgiu pela primeira vez no arco de histórias em quadrinhos do Quarteto Fantástico conhecido como “A Trilogia de Galactus”. Como de costume, Stan Lee escreveu o roteiro em algumas poucas páginas e passou para Jack Kirby. Nesse primeiro momento, o Surfista não aparecia. Quando Kirby apresentou os desenhos para que Lee colocasse os diálogos e demais finalizações, o autor notou que havia sido incluída a figura do Surfista. Kirby justificou o personagem alegando que um ser tão poderoso como Galactus deveria ter um arauto. Lee de imediato gostou da ideia, e acabou por achar que o desenho do personagem o dava uma postura nobre, passando a desenvolvê-lo nesse sentido. O Surfista apareceu em outras histórias do Quarteto. Depois enfrentaria o Doutor Destino e participaria de uma aventura do Hulk, até que Lee resolvesse lançar uma revista tendo ele como o herói principal.

O Surfista Prateado era originalmente Norrin Radd, um jovem nobre astrônomo do planeta Zenn-La. Concordou servir como arauto a entidade Galactus, a fim conservar Zenn-La.

Os enormes poderes concedidos, uma película prateada sobre a pele e um veículo espacial similar ao formato de uma prancha de surfe – modelada a partir de uma fantasia de infância de Radd – o permite vaguear pelo cosmos, procurando por planetas novos e desabitados para que Galactus os consuma.

Assim foi sua vida até chegar a Terra, um planeta que ele percebeu ser habitado mas que Galactus decidiu devorá-lo para saciar sua fome. Ele conheceu o Quarteto Fantástico e, comovido pela nobreza dos seres humanos que insistiram em continuar em uma luta que o Surfista considerava perdida, aliou-se a eles contra Galactus, conseguindo expulsar o vilão do planeta. Como punição por sua traição, o devorador de mundos aprisionou o Surfista Prateado na Terra.

Compartilhe!

Saulo Martins

Saulo Martins

Pai, Designer e Gamer. Vai escrevendo sua opinião fecal sobre as coisas enquanto arruma um tempo para ler alguns livros e jogar League of Legends.