Aquecimento Godzilla

Em 2014, Godzilla completa 60 anos e o presente de aniversário é um novo filme nas telonas. Pensando nisso, preparamos este artigo contando um pouco sobre a origem do monstrão para prepará-los para a grande estreia. Vamos juntos percorrer um pouco desse universo?

Godzilla (Gojira em japonês) é um kaiju* (monstro), protagonista de inúmeros filmes e que se tornou um dos grandes ícones do cinema; sua primeira aparição nas telonas foi em 1954, no Japão, pela Toho Co. Ltd. Dois anos depois, Gojira chegaria à América como “Godzilla, o Rei dos Monstros”.

Aquecimento Godzilla

Nos filmes japoneses, Godzilla é retratado como uma criatura pré-histórica gigante, e seus primeiros ataques contra Japão estão ligados ao início da Era Atômica. Em particular, a mutação devido à radiação atômica é apresentada como uma explicação para o seu grande tamanho e poderes estranhos.

Sonhado por Eiji Tsuburaya em 1954, Godzilla é a resposta para a bomba atômica. Os primeiros filmes tentaram retratá-lo como um monstro nuclear assustador. Godzilla representava os temores de muitos japoneses de uma repetição dos ataques nucleares, que dizimaram Hiroshima e Nagasaki em 1945. Como a série progrediu, em um certo momento da história, Godzilla se tornou um personagem menos destrutivo e mais heróico, com filmes cada vez mais voltado para as crianças. No entanto, há alguns, anos ele acabou voltando às raízes.

O design icônico do Godzilla é composto de uma mistura de várias espécies de dinossauros; especificamente, ele tem o corpo e a forma geral de um Tiranossauro, os longos braços de um Iguanodonte e as barbatanas dorsais de um Estegossauro.

Apesar de ter saído do mar, Godzilla mais parece um dinossauro terrestre. Através do tempo e à medida que mais filmes foram lançados, sua aparência foi mudando, num reflexo das preocupações de seu tempo. Em sua última encarnação, as barbatanas dorsais são muito maiores, mais nítidas, o que tornava o monstro muito mais ameaçador.

Aquecimento Godzilla

Godzilla é um dos primeiros ícones japoneses que cruzou os mares e atracou na cultura ocidental. É considerado a segunda maior produção japonesa, ficando atrás somente de Os Sete Samurais, de Akira Kurosawa.

História

Na Era Cretácea (70 milhões de anos AC), houve uma espécie de dinossauro, os terópodes (grupo de dinossauros bípedes, carnívoros e omnívoros) semelhantes a um grande Tiranossauro, mas com adaptações especiais anfíbias as quais lhes permitiam nadar entre as ilhas nas quais caçavam. Esta espécie de dinossauro foi apelidado de “Gojirasaurus”.

A população reprodutora mínima de Gojirasaurus, de alguma forma, sobreviveu ao grande evento de extinção que matou quase todos os dinossauros. Algumas adaptações que ajudaram os Gojirasaurus em sua sobrevivência provavelmente incluíam a capacidade de permanecer dormentes por longos períodos de tempo e de suportar ambientes de alta temperatura e radioativas como regiões vulcânicas ativas – locais raramente explorados pelo homem. No Pacífico Sul, os Gojirasaurus foram observados apenas em raras ocasiões pelo povo de ilhas de pescadores, que acabaram incorporando em seu folclore as histórias dessas estranhas criaturas.

Todos, exceto um (ou talvez dois) dos Gojirasaurus foram aparentemente destruídos na Segunda Guerra Mundial. Um, gravemente ferido por um ataque dos Aliados, conseguiu agarrar-se à remota ilha de Lagos (perto das Ilhas Marshall no Oceano Pacífico Sul) . Quando a região foi escolhida para ser palco de testes nucleares (no pós-guerra), o monstro acabou sendo submetido a uma enorme dose de radiação, que o transformou rapidamente. O animal cresceu e mudou radicalmente: o que antes era um Gojirasaurus agora tinha desenvolvido uma forma inteiramente nova de criatura… Godzilla!

Aquecimento Godzilla

Ao longo dos anos o personagem foi sendo modificado. No filme hollywoodiano de 1998, onde Godzilla também foi criado pelo teste nuclear, ele parecia mais uma iguana gigante do que um dinossauro. Veja um pouco das diferenças físicas do monstrão, ao longo dos anos:

Altura

* 50 Metros (1954-1975, 2001)
* 55 Metros (1999-2000, 2002-2003)
* 80 Metros (1984-1989)
* 100 Metros (1991-1995, 2004)

Peso

* 20.000 Toneladas (1954-1975)
* 25.000 Toneladas (1999)
* 50.000 Toneladas (1984-1989)
* 60.000 Toneladas (1991-1995)

Tamanho da cauda

* 140 Metros
* 78 Metros (1999)

Godzilla (2014)

Joe Brody (Bryan Cranston) criou o filho sozinho após a morte da esposa (Juliette Binoche) em um acidente na usina nuclear em que ambos trabalhavam, no Japão. Ele nunca aceitou a catástrofe e quinze anos depois continua remoendo o acontecido, tentando encontrar alguma explicação. Ford Brody (Aaron Taylor-Johnson), agora adulto, é soldado do exército americano e precisa lutar desesperadamente para salvar a população mundial – e em especial sua família – do gigantesco, inabalável e incrivelmente assustador monstro Godzilla.

Aquecimento Godzilla

(E aguarde que em breve a nossa crítica de Godzilla estará no ar!)

*Kaiju é palavra japonesa que significa “animal misterioso”, mas geralmente traduzida em Inglês como “monstro”. Especificamente, ele é usado para se referir a um gênero de monstros que aparecem em Tokusatsu. Antigamente, o gênero englobava praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que se utilizasse de efeitos especiais. Atualmente, tornou-se sinônimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão com bastante ênfase nos efeitos especiais. Mesclando varias técnicas como a pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outras. Claro, o mais famoso Kaiju é Godzilla, mas existem dezenas de outras criaturas tipicamente modeladas a partir de animais convencionais, insetos ou criaturas mitológicas, como Mothra, King Kong, Gamera e Rei Ghidorah.

Se inscreva em nosso canal!

Curta nossa fanpage

Últimos Posts
Good Omens | Crítica
  • 29 de novembro de 2019
Ford vs Ferrari | Crítica
  • 28 de novembro de 2019
Capitã Marvel | Crítica
  • 10 de março de 2019
FIFA 19 | Draft FUT Online
  • 30 de novembro de 2018
Red Dead Redemption 2 – O melhor jogo da minha vida
Login
Loading...
Sign Up

New membership are not allowed.

Loading...