Berserk – PlaystormPlaystorm

Berserk

Berserk, de Kentaro Miura, é uma obra prima do mangá. Lançado em 1989 e em circulação até hoje, é considerado por muitos o mangá mais violentos já produzido, sendo a sua classificação etária para maiores de 18 anos (como se isso adiantasse em alguma coisa, não é?). Você provavelmente já deve ter ouvido falar dele ou conhece algum amigo que leu e recomendou essa intensa história. Eu digo apenas uma coisa: Algumas pessoas podem não estar preparadas para ler Berserk.

A história se passa em Midland, país medieval (baseado na Inglaterra), onde o personagem principal chamado Gatts viaja a procura de um objeto chamado Behelit, um ovo místico que abre um portal dimensional e invoca A Mão de Deus, um grupo de cinco entidades que concede ao usuário poderes demoníacos em troca de uma alma. Os usuários do Behelit se transformam em seres conhecidos como Apóstolos, que com seus poderes e influência conquistam terras e reinos pelo país. A missão de Gatts é abrir o portal e destruir os membros da Mão de Deus, responsáveis pela morte de seus companheiros de batalha e pelo estupro de sua companheira chamada Caska. No caminho, Gatts se depara com o sofrimento de camponeses e as consequências surreais da dominação dos Apóstolos. A luta incansável para destruir os Apóstolos desperta nele um espírito chamado Besta da Escuridão, que em casos extremos se apossa de seu corpo fazendo-o entrar em uma fúria incontrolável de batalha chamada Berserk.



A arte de Kentaro Miura é impecável e extremamente detalhada e apurada. Por isso, a demora no lançamento das edições chega algumas vezes a um semestre. Os monstros são grotescos e criativos, visivelmente inspirados nos antigos bizarros de H.P. Lovercraft e a influência com paganismo e rituais é grande. Recheado de guerras medievais e batalhas épicas, Berserk também contém cenas de sexo e linguajar pesado.

Gatts possui algumas armas como a Dragon Slayer (espada de cerca de 3 metros criada para matar dragões com apenas um golpe), um braço mecânico com um canhão escondido que faz um belo estrago nos inimigo e um atirador de flechas de repetição automática. Com essas armas, Gatts garante boas lutas contra centenas de homens sozinho em impressionantes páginas com muita ação.



A editora Panini é responsável pela publicação de Berserk no Brasil desde 2004 e em circulação até hoje (eu mesmo li todas as edições e estou esperando o lançamento de mais). Foi lançado um anime em 1997 sobre a primeira parte do mangá chamada Era de Ouro, que conta a origem de Gatts e suas batalhas ao lado do Bando do Falcão e seus companheiros Griffith e Caska. Para quem quiser uma palinha do mangá, pode assistir o anime sem problemas.

Compartilhe!

Thiago Luz

Thiago Luz

Tatuador profissional, escritor amador, amante de quadrinhos, manga, games, música e literatura vitoriana, assiste um filme aleatório por dia e imita a voz do Seiya de Pégaso perfeitamente.